VISLUMBRES DE ARQUITETURA PERSA

Raquel Motta

A intervenção “Vislumbres de Arquitetura Persa”, concebida por Raquel Motta, constitui-se pela apresentação de desenhos em line art (“arte com linhas”) de pontos arquitetônicos históricos das cidades iranianas de Kashan e Meshed. As edificações persas são intensamente marcadas por formas geométricas, tanto em seus contornos volumétricos quanto nas esquadrias, em seus típicos espelhos d’água e nos padrões que usualmente adornam as construções, e a line art é uma ótima maneira de realçar esse aspecto.

Além da estética dos edifícios em si, a obra busca apontar a diversidade da Rota da Seda. Apesar de Kashan e Meshed serem cidades integrantes da dinâmica, elas apresentam uma cultura arquitetônica contrastante com a plástica tipicamente chinesa e com a pulsante modernidade dos centros urbanos de outros países.

Por fim, os desenhos, produzidos digitalmente com base em fotografias, estão unidos em uma malha por fios de nylon e aquarelados com as cores da bandeira do Irã. Essa é uma referência às famosas tapeçarias persas: luxuosas e detalhadas com a mesma geometria presente na arquitetura, são uma das manifestações artísticas mais importantes do povo iraniano.

Descrição técnica dos materiais:

12 desenhos impressos (total 36 cartões – 10x15cm – papel mix media Canson aquarela – gramatura 300) + palitos de madeira + nylon + fita adesiva + suporte em madeira

Cidades  EXPOCHINA: Kashan | Meshed

Raquel Motta

O PROCESSO

A leveza e simplicidade que a line art evoca foram uma questão central da intervenção. Ao longo do processo, o desafio foi refinar cada vez mais a obra e entender como apresentá-la em um suporte coerente e mínimo, que desse destaque aos desenhos. A ideia inicial sugeria dispor os desenhos na própria configuração da bandeira iraniana, mas a alusão às tapeçarias surgiu naturalmente e se encaixou com o conceito.