VISUAIS SINO-COMUNISTAS

Gabriela Bitencourt

I believe that under the surface of the political propaganda poster there has always been an undercurrent. It is folk art’s hidden gene. It has its roots in traditional myths and legends and in the notion of bringing together ancient history, people and nature. It is the source from which the soul of a nation springs. If we look more closely at the posters we recognize that. Despite constraints, many images persistently try to express themselves. Perhaps it is precisely because a few of these weak, even distorced beams of light shine through in the pictures that I felt a touch of nostalgia. It cannot be said that that era was a wasteland. (1)

A obra “Visuais Sino-Comunistas” é um vislumbre nostálgico e inquietante sobre a vida projetada pelo Partido Comunista Chinês (PCC) através da produção de cartazes políticos e artístico-literários, difundidos de 1949 até meados dos anos 1980. A ideologia sempre foi um pilar central para o PCC. Desde sua ascensão, a partir da Revolução de 1949, ora foi um tema exacerbado, ora foi camuflado(2) em prol de sua própria sobrevivência e manutenção dentro do sistema comunista. Logo, as poderosas metáforas visuais foram sempre moldadas tanto pela esfera política, quanto pela artística, sendo produzidas pela classe erudita de grandes estudiosos das Artes e das Letras, compondo simultaneamente instigantes e contraditórias imagens do passado de um país que audaciosamente e lentamente venceu o imperialismo britânico e norte-americano dentro de seus próprios desafios e contradições internas. As imagens que são genericamente chamadas de cartazes ou propagandas políticas esboçam cenários de prosperidade e desenvolvimento comum, igualdade social, felicidade compartilhada e a superação de dificuldades no seio da força coletivo-popular. Por si só, projetaram o futuro desejado para a República Popular da China e é nisso em que reside sua força subjetiva e imagética. No entanto, o caminho até este momento histórico foi longo, árduo e repleto de episódios que configuram erros e acertos gravados no DNA da história milenar chinesa e do mundo. Portanto, é justo enfatizar que as grandes transformações que se sucedem na China contemporânea não são mero acaso, mas resultam de anos de um projeto político pautado em metas de desenvolvimento e melhorias sociais. E tal projeto político se trata de uma construção histórica que pode ser nostalgicamente revisitada a partir de imagens, mais precisamente, a partir dos poster político-artísticos das propagandas comunistas de uma China pós-revolucionária. De forma que hoje, a realidade da ascensão geopolítica, econômica e urbana chinesa é facilmente apreendida através do que chamamos aqui de “Visuais Sino-Comunistas”.

(1) DUO, Duo. Looking at the propaganda posters. In: TASCHEN, Bibliotheca Universalis. Chinese Propaganda Poster, 2014.
(2) CRACIUN, Mihai. Ideology. In: CHUNG, Chuiua Judy, et al. (org) Great Leap Forward. Cambridge: Taschen, Harvard Design School Project On The City v. 1, 2001.

Gabriela Bitencourt

O PROCESSO